domingo, 19 de outubro de 2008

as ruas que eu não sei de cor


( impressões da viagem à Argentina)
estive longe, bem longe e descobri: não é preciso ir tão longe assim para se encontrar.Todos os lugares do mundo podem ser qualquer lugar, todos os lugares do mundo podem não servir. E então, no meio da rua, fechei os olhos e andei. Queria sentir como é estar tão longe assim de todos os lugares que eu conhecia. Como é não saber de cór nenhuma rua, e não poder dar dois passos adiante sem se perder.
Estive longe, bem longe, apenas para descobrir: Já havia me achado antes, e não ali. O achar-se a si mesmo é processo, não é coisa de pessoa ou lugar. É achar-se e perder-se continuamente, até o dia em que meu país estiver fundado, escrito e guardado na parte escura de mim.

Para qualquer lugar que eu for

levo apenas um mapa

Qualquer rua que eu ande

e qualquer cidade que espere

A todo passo me guio

no único mapa que tenho

o mapa traçado no vazio

das terras de meu pensamento



5 comentários:

  1. Queria tanto achar-me a mim mesma. Mas ao contrário de você, acho que preciso ir longe, mesmo que seja longe em mim... Um longe-perto, mas que dá muito trabalho para chegar.

    lindo como sempre, zé!! ;**

    ResponderExcluir
  2. Conhecer a si mesmo é com certeza uma das coisas mais difíceis de se fazer. porque a gente olha pelo lado que convém e finge que não vê o que precisa ser visto.

    Vasculhar nosso interior às vezes traz desconforto, causa dor, porque nos faz pensar em remexer as velhas estruturas, em avaliar nossas convicções.

    Apesar de tudo, acredito que vale a pena, pois no final das contas vc percebe que o mundo sempre avança, e se movimenta a todo instante.

    Inocência seria acreditar que conosco pudesse ser diferente..

    Isa

    ResponderExcluir
  3. encontra-se é algo necessário ness vida, deveria ser a grande meta de todos! Esse post me lembrou por algum motivo, encontros e desencontros - é que existem coisas que talvez nós só pensamos a respeito quando estamos longe!

    ResponderExcluir
  4. Estamos sempre nos descobrindo e ensaiando passos que levam ao EU maior... Que bom que vc se encontrou, se sente em paz e confiante o bastante para ficar feliz com a própria companhia. Mas a busca permanece, pois mudamos, mudam os nossos caminhos e as nossas esquinas. Mesmo sem saber as ruas de cor, vc não se sentia perdido. Mas será que vc se conhece de cor? Será mesmo que não há surpresas aí?

    ResponderExcluir
  5. Vontade de me conhecer. Acho que todo ser humano tem esse desejo. Mas receio que isso não seja tão fácil assim.

    Belo texto. ;*

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo