quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sherazade


Há um mês ou menos que sonho constantemente com viagens. Daquele jeito espaçado de sonho, que a gente lembra depois só por aproximação. Em todos, ou pelo menos quase, suponho nunca estar exatamente em algum local, mas sempre indo. Sempre a caminho. Antes da temporada “sonhos de viagem”, houve a série “sonhos de turma”. Teve o capítulo onírico com a turma da faculdade, com a velha turma do colégio, com o pessoal do alemão e assim em consecutivo. Por não poucas vezes gostaria de acreditar mesmo nessa idéia de sonho como presságio, como mensagem ou aviso, mas minha criação só me dá a escolha de entendê-los sob a luz do discernimento. Não que o discernimento nos torne menos místicos, pelo contrário. Trabalha apenas para nos tornar místicos pés no chão, na medida possível do conceito. Mas que dá aquela vontadezinha de tirar dos sonhos o segredo das coisas e a chave das situações, isso dá. De fato.

Acredito que a gente sonhe com anseios e resoluções, mas nada oriundo do subconsciente ou inconsciente ou bulhufas. Para mim, o sonho parece servir como um conselho vindo de uma parte interna mais consciente do que aquela que dirige a vigília. Se não mais consciente, pelo menos mais ajuizada, por não estar constantemente sujeita a tanta interferência. Acordados, despertos e bem dispostos, quase sempre estamos inconscientes. Quantas e tantas vezes não fazemos mecanicamente a vida, usando o pensamento dos outros como nosso, e as sensações dos outros como nossas. E ao fim do dia, do mês, do ano, o quinhão do tempo e da vida que nos pertence realmente é mínimo – gastamos tudo com coisas que nem lembramos depois. Não sei se há consciência nisso. Talvez por isso nossas lembranças mais importantes chegam espaçadas como em sonhos. É palpável lembrar do último jogo do campeonato, mas é etéreo lembrar da primeira vez que encontramos nosso melhor amigo. Uma nos chega com qualidade de DVD, a outra nos chega com chiado de vinil.
Nesses dias que ando só e sem ganas, tentando sem forças me lembrar dos detalhes e das cores de tudo aquilo que me impulsionava, nesses dias andei pensando em só sonhar. Vontade de que as coisas, a vida e as pessoas tenham a mesma cara embaralhada e a mesma certeza pouco lógica dos sonhos. Mas isso também não me parece muito consciente.

Um comentário:

  1. Sua mente nunca funciona tão bem quanto nas horas em que você sonha. E acho que li algo sobre as idéias parecerem bem melhores antes de dormir, questão de bioquímica.

    Não me peça pra vincular racionalmente essas minhas duas declarações.

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo