segunda-feira, 5 de julho de 2010

Minha mesa redonda de futebol




Bom dia amigos da rede Globo. Como todos sabemos, a democracia de nosso país garante apenas dois direitos absolutos a todos os brasileiros: o direito de almejar um emprego público e o direito de tecer comentários a respeito de futebol. Aliás, a louvável profissão de comentarista esportivo é, segundo última pesquisa do IBGE, a mais exercida em território nacional.

Aproveitando dessa liberdade, e do fato de que qualquer leigo é capaz de resolver o problema da seleção brasileira, resolvi montar minha própria mesa redonda esportiva para analisar o que aconteceu na Copa da Mundo da África do Sul. Com meus 23 anos de ignorância completa acerca do esporte, tendo assistido a provavelmente 7 jogos inteiros na minha vida ( sendo 3 deles peladas de dois tempos de 15 minutos), me considero plenamente apto a ser o mediador desse eletrizante programa.

Participando comigo estão essa turma de craques do comentarismo esportivo: minha tia Vânia, que jogou de gandula na inesquecível copa de 81 ( tendo marcado um lamentável gol contra na partida Brasil X Unidos de Vila Isabel), a Velhinha do Ponto de Ônibus, conhecida como Zazá por ter alimentado a zaga do lendário Criméia Leste esporte Clube no Torneio entre-bairros de 46 e, para fechar esse time de campeões, Dany, a Gostosona Empolgada, que nunca jogou futebol mas pega muita bola.
Eu: - E então, qual a análise do desempenho da seleção azul e amarela na Copa da África do Sul?

Tia Vânia: - Faltou entrosamento. O time não estava valorizando a posse de bola, e ninguém finalizava. Mas não dá pra culpar o Dunga. A seleção não mostrou a que veio...

Velhinha do Ponto – A culpa foi do Dunga.

Dany – O que, o Brasil perdeu? Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh

Tia Vânia – Quando o Brasil ganha, todos são heróis, mas quando o Brasil perde, temos que achar um vilão.

Dany – Estou tão triste que o Brasil perdeu! Acho que vou roer minhas unhas verde-amarelas....

Velhinha do Ponto – Botasse o Tostão pra eles verem! Botassem o Tostão! Mas deixam o menino no banco...

Tia Vânia – O problema é que todos jogam fora do país. Só gente jogando em time da Europa... assim não tem espírito brasileiro, não tem união. Aposto que eles comem croaissant ao invés de pão de queijo no intervalo.

Velhinha do Ponto – Kaká é ungido. Se ele tivesse jogado, o Brasil seria abençoado.

Eu: Mas o Kaká jogou, não jogou?

Tia Vânia: Não que eu tenha visto... Acho que a culpa é dele mesmo. Se não fosse o Kaká, talvez o Daniel César tivesse pego mais a bola. Claro, se a bola não fosse a Jamelane, a pior bola de todas as Copas.

Eu: Daniel César é o goleiro?

Tia Vânia: Não, o goleiro é o Júlio Alves. Ou seria o Júlio Baiano?

Dany: Imagina um goleiro baiano... Quanto Axé!

Eu: E para vocês, qual foi o melhor homem em campo?

Velhinha: O Tostão.

Dany: O Cristiano Ronaldo foi o melhor homem em cama, digo, em campo.

Tia Vânia: O Cristiano Ronaldo está uma bola de gordo! Eu gostei do desempenho do Roberto Carlos.


Velhinha: O Roberto Carlos apresentou? Poxa vida, e eu perdi. Adoro show do Roberto Carlos.

Dany: Show do Roberto Carlos? Obaaaaaaaaaaaaaaaaa!


7 comentários:

  1. deveria ter colocado Renata, ao invés de Dany. dá tudo na mesma. hohoho

    ResponderExcluir
  2. Rindo horrores aqui.
    Esse post quase me fez gostar de futebol.

    ResponderExcluir
  3. Faltou coerência e fechar o post pra imprensa. E vamos evitar o clima de já ganhou, sempre.

    ResponderExcluir
  4. Vc insiste em macular o futebol. Vc não entende nada!

    Bobão!
    Besta!
    Leila Lopes!

    ResponderExcluir
  5. Zé... Por isso que eu prefiro mil vezes a Renata Fan à vc! Ela saca muuuuuuito de futebol!!! (Detalhe... Renata Fan é a senhorita da foto)kkkk

    ResponderExcluir
  6. Isso que dá leigo poder dar opinião.

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo