segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Saudade


inspirado no texto de Marília – http://www.mariadeverdade.wordpress.com/



Saudade para mim é cheiro. Outras sensações podem dar mais certo com outros sentidos – alegria talvez seja tato, talvez preguiça seja paladar. Mas saudade não, saudade é cheiro. É uma coisa que não há como impedir, que a gente sente quando respira fundo. Depois vem o gosto, os sons, as cores, todo o resto. Mas antes disso, antes mesmo do prenúncio, o que se sente é o cheiro.
O mundo está abafado de saudades. Das mínimas e das máximas saudades. Alguém partiu e deixou seus passos sobre o quintal. Alguém perdeu nos nossos ombros um abraço que ficou apertado. Alguém foi embora e esqueceu o cheiro dos cabelos no travesseiro e a terrível, terrível, terrível sensação de que esse alguém está prestes a chegar de novo. Mas não chega. A mais mínima das minhas saudades eu guardo no vão dos dedos – é a saudade das mãos que segurei, da areia na praia e do focinho de um cavalo indócil – Agora a saudade se confunde com a vontade de soltar. A mais máxima das minhas saudades eu ainda cultivo: a saudade da vida, quando ela se esquecer de mim e deixar só o cheiro dos cabelos em algum travesseiro. Quando eu for velho, tão velho que até meus ossos estarão caducos, então saberei qual foi o cheiro que as minhas mãos deixaram nas mãos das pessoas que amei. Então saberei do cheiro que minhas palavras guardavam. Mas, por enquanto, agora que sou novo e idiota, continuo atado à melancolia, que é a saudade imensa de tudo que eu ainda vou viver.

5 comentários:

  1. Zé...publique logo seus textos. Acho que seria muito interessante, porque eu acabo de ler vc e já acho que vc deveria ter escrito mais. Por um lado é bom, porque traz seu leitor sempre de volta, mas por outro é ruim porque deixa em nós um certo vazio, fruto das suas idéias maravilhosas, porém segmentadas. quem sabe propositalmente né espertinho? ehhe Me lembre depois de explicar o motivo dessa minha solicitação de fã.

    bjuss
    adorei o texto[2.8876]

    ResponderExcluir
  2. Bora publicar um livro (pela décima quinta vez....)

    Eu entro com as fotas você entra com os textos.

    Porque eu quero pegar rabeira no seu sucesso MESMO. Bocó que não pubrica as coisas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma adesão à campanha de conscientização "Zé, publique seus textos".
    ;)

    ResponderExcluir
  4. "saudade imensa de tudo que ainda vou viver"... que lindo isso, Zé!
    eu morro de saudade do que eu ainda vou viver.. e mais, morro de ansiedade também. quero viver logo, viver logo, quero tanto, que tenho medo de não ter. dá pra entender?

    ameeeeei o texto, e é claro que eu me junto ao coro do publique, zé!

    ResponderExcluir
  5. Não sei explicar o que sinto tamanha beleza de seus textos!!! Meus deus, é maravilhoso, não sei quem você é mas juro que voltarei sempre até conseguir ler tudo por aqui!!

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo