domingo, 21 de junho de 2009

Essas moças tão diferentes...

Essas moças tão diferentes...


Estive de visita à nova casa das minhas escritoras e amigas Ana Flávia Alberton, Ana Paula Vieira e Marília Almeida, para um chá com bolachas. Confesso ter ficado encantado com o lugar. Papel de parede bonito, sofás macios e boa música, pingos nos is e alguns gritos. E o que eu poderia esperar dessas três moças que estão e sempre foram tão diferentes? Cada uma entrou de forma inusitada e especial na minha vida e, mesmo não nos encontrando mais nos corredores da Facomb, continuam por aqui, com seus textos e sua literatura de primeiríssima qualidade. A iniciativa delas me deixou muito empolgado e eu acho que é isso mesmo que tem que acontecer! A gente que escreve tem que se unir, tem que criar oportunidades de mostrar o que fazemos de bom. Por isso mesmo estou agora, como diria minha mãe, “babando cor de rosa” para essa novíssima casa de boas idéias:

http://www.essamocatadiferente.com/site/

Eu sei que devem haver umas 3 ou 4 pessoas que freqüentam o meu blog. Então as convido a pagar uma visitinha a esse site das meninas. Vale a pena! Vale muito! Abaixo minhas considerações sobre as três moças:

Ana Paula: essa é uma jornalista nata, por formação e por espírito. Ultimamente anda desbravando terras novas, e seu olhar tem visto novas cores. Mesmo assim, traz sempre no peito o coração da típica mocinha de filme romântico, que bate uma vez com calma e dez vezes com pressa. Seus textos são confissões que não se furtam de choro nem de riso. Ler a Ana Paula é testemunhar ao vivo uma pessoa em constante esforço para mudar e para ser melhor.

Ana Flávia Alberton: as palavras da Ana sempre me lembram de ruas de paralelepípedos, praças com coreto e moças de braços brancos à janela. Ao mesmo tempo, pressinto qualquer coisa de circense, um jeito de pintar a vida com cores que se disfarçam de bufantes, mas que no fundo são sérias. A Ana escreve sobre as coisas que estão próximas, o mercado central, o rapaz do ônibus, a menina que se entregou ao cotidiano, mas sabe retirar delas uma grande distância que parece saudade ou canção. Quando está triste, quando está alegre ou quando está brava, os textos da Ana são sempre cantantes.

Marília Almeida: conheço a Marília de outros carnavais. E desde sempre já dava para perceber: essa moça sabe usar as palavras. Por vezes é mordaz, por vezes é conciliadora, mas nunca deixa de ser apaixonada. A Marília já me brindou com textos sobre o cotidiano e textos líricos, com a mesma boa verve e a mesma sinceridade. É firme em suas convicções e brava quase sempre. Tem aquilo que a tantos falta e tanta diferença faz: vontade de mudar e força para ser ela mesma. Com toda razão, digo de passagem. Com toda razão!

5 comentários:

  1. nossa, eu confesso que arrepiei quando vi o título do texto.. aliás, arrepiei da primeira até a última linha. que honra para as moças diferentes serem mencionadas por aqui! que bom que gostou do sofá macio, do papel de parede, do chá e etc. Até dos gritos você gosta. E eu sabia que você iria gostar.. é muito 'zé' dar esse impulso ao sonho de escrever ;)

    São taaaantos carnavais, zé.
    Taaaaantas primaveras.
    E o zé tá aqui, sempre.
    Continue, por favor!

    E passe lá para visitinhas semanais! Sempre tem café, um suco ou chá na mesa da cozinha.. Passe lá!

    ResponderExcluir
  2. Zé, que liiiiindo o que você fez!! Juro que fiquei emocionada...
    Elogios vindos de alguém como você são muito valiosos...

    E fora a super força para o mocadiferente.com, eu amei o que você disse sobre mim! Posso te contar um segredo? Se eu sou "alguém em constante esforço para mudar e para ser melhor", muito desse esforço e dessa mudança eu devo a você, a Ana e a Marília e às milhões de conversas, à paciência, às filosofadas no msn e aos ensinamentos.....

    Eu digo brincando, mas é muito sério, minha sanidade mental depende de vocês!!!! Tá bom, você me diria que também não pode ser tanto assim, e quando eu não tiver um do lado.. lalalala

    Apareça sempre na nossa casinha e, por favor, critique os meus textos!!! amanhã é minha estreia, quero opiniões!!!

    beijossssss!!!

    ResponderExcluir
  3. Zéé,

    Muito, muito obrigada pelas palavras gentis, elogios, força e por acreditar na gente.

    Quando resolvemos definitivamente criar o "Essa Moça tá diferente" lembrei muito dos tempos de Ascom, tempo em que a gente sempre falava em juntar os escritores da sala e fazer uma coisa bacana.

    Seja sempre bem vindo à nossa casa - que é muito sua e de todos os nossos amigos. =)

    beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Bem, como suas recomendações são sempre bem melhores do que as da moça da locadora ("Já viu o Atirador 6? Suuuuper-legal!") eu resolvi conferir o site das garotas. E você tem razão, muito bom mesmo, visual interessante e uma iniciativa das mais corajosas. Provavelmente vai virar mais um dos favoritos.

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo