segunda-feira, 20 de abril de 2009

4 razões para se pegar ônibus



A partir de hoje o sit-pass custa R$ 2,25. Circulam pela cidade também os citybus, ou onibinho de playboy, que tem televisão e custa o dobro do outro. Por isso, e por outras, eu resolvi falar um pouco das vantagens de se andar de ônibus pela cidade. Eu sou usuário assíduo, faço um mínimo de 3 viagens por dia, e gosto, sinceramente. Muitas vezes tenho um carro a disposição mas ando de ônibus – por que é bom para quem quer escrever, por que odeio dirigir e por que me sinto culpado de participar dessa orgia de gordos que é o trânsito goianiense. Vamos lá:

1. Pontos de ônibus confortáveis

Os novos pontos de ônibus são azuis e moderninhos. Estão localizados em ruas estratégicas.Mas eles têm algumas restrições: não podem ser usados em dias de sol nem em dias de chuva, nem em dias de mormaço. Os engenheiros especialistas que bolaram os pontos tiveram o tato de desenhá-lo de forma que, em dias de sol, eles só dão sombra durante o meio-dia. Em dias de chuva, você deve subir no banco para que apenas suas pernas sejam molhadas. Sem falar que o primeiro ponto da 87, perto da Átrio, possui a capacidade de se ilhar durante temporais, quando a rua alaga e as pessoas ficam presas no ponto esperando por um ônibus corajoso ou uma balsa.

2. Horários alternativos

Não sei se vocês sabem, mas os motoristas de ônibus possuem uma organização secreta aos moldes da maçonaria e da Rosa Cruz. Nesse grupo fechado, eles realizam estudos misteriosos e seguem regras implícitas. Eles usam inclusive um calendário próprio, baseado nos astecas, uma divisão de tempo única. Os relógios dos motoristas de ônibus, por exemplo, não possuem horas redondas. Por isso eles nunca chegam no ponto às 13h ou às 13h30min. Com a prática, você se acostuma a pegar o ônibus das 13h 24min ou o da 13h56min. Ah, e é claro que, como membros de uma seita fechada, eles gostam de andar juntos, o que significa que invariavelmente você pode pegar ou o ônibus das 13h24 ou o das 13h56 às 14h, por que eles vêm emparelhados. Acreditam na máxima: a união az a força. E o mais bonito é que eles se unem exatamente nos momentos em que sabem que vão precisar de ajuda: ao meio-dia e Às seis da tarde, quando a procura por ônibus triplica.

3. Calor Humano

Um ônibus lotado é um momento de confraternização cristã. Você se sente como Cristo na hora em que o padre distribui a hóstia e diz: receba o corpo de Cristo. Passear de ônibus lotado é dividir seu corpo entre os irmãos e receber pedaços dos corpos dos irmãos em retorno. Cotovelos, cabelos, bactérias, saliva, tudo é dividido coletivamente, sem desigualdade social. A despeito de todas as indicações, andar num ônibus lotado é muito mais seguro que andar em ônibus vazio. As pessoas ficam tão espremidas, tão compactadas que, se o ônibus por acaso tombar, elas nem se mexem. Sem contar com a oportunidade única de fazer amigos, fechar negócios e paquerar geral.

4. Conhecer culturas diferentes

Antes de conhecer os franceses e os chineses, seus hábitos e suas pátrias, eu sugiro que todos façam um tour pelas diversas culturas presentes nos ônibus goianienses. Não há experiência mais proveitosa que conhecer os exóticos vendedores de sit pass. Eles estão sempre com sus trajes típicos, os abadas azul e amarelo cheios de furos refrigeradores e falam uma língua diferente do português. Não adianta tentar conversar com eles, você não vai entender o que eles dizem, embora eles estejam sempre dizendo a mesma coisa: “ só tem de 2 viagens”.


6 comentários:

  1. Hoje os "onibinhos" começaram a rodar pela cidade. A reportagem da TV Anhanguera estava nas ruas esperando pra ver se conseguiam fazer imagens de algum passageiro no "onibinho". Pensa se alguem teve coragem de pagar pra andar naquilo lá? Eu me recuso....

    Obs: Mas uma coisa errada zé, pra mim eles sempre dizem: Tenho só de 6 passagens moça! No fim eu acabo concordando com o roubo!

    Quanto ao restante tá perfeito!
    =*

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe um dia conseguiremos confraternizar como no Rio em algumas linhas de ônibus, onde eles comemoram os aniversários dos passageiros.. um leva um bolinho, o outro os salgadinhos, um leva o pandeiro de lei!.. mas acho que ainda estamos longe dessa evolução espiritual..

    O negócio agora é investir nas amizades vizinhas mesmo.. hehe :p

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Viçosa as coisas não são muuuito diferentes...Temos os ônibus lotados, temos a corrida darwiniana pela vida, na entrada, temos as pessoas voltando da sauna por volta das 17:00 suando dentro do ônibus...É aquela integração bonita que só o transporte coletivo oferece!

    ResponderExcluir
  4. é zé, se os ônibus ao menos passassem com regularidade e nos horários certo... ainda assim não justificaria o aumento. Fazer o que, né? Paciência.

    ResponderExcluir
  5. li o texto faz um tempinho, mas no momento não tive tempo de comentar...

    enfim... andar de ônibus é triste, e sempre que dá, corro deles. -.-

    beeijo. ;*

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo