quarta-feira, 17 de junho de 2009

A culpa é sua, porra.


Tem dias que dão errado. E quase sempre, na grande maioria das vezes, ou ainda, na provável totalidade das situações, a culpa é nossa. Pode procurar debaixo dos próprios tapetes, dentro dos armários, atrás das pálpebras, pode vistoriar a sua ficha corrida – se for uma observação minuciosa (a lá CSI) logo aparece o dedo da própria culpa mexendo seus pauzinhos.
Só que acontece também dos dias que dão errado. E a culpa não é nossa. Até aqui, até bem aqui, eu ainda não acreditava nisso. Como não acredito em fadas e em coroinhas. Como não acredito em capixabas ou em duendes mentirosos. Eu ainda não havia me convencido, por falta de prova ou de esperteza, que poderiam haver dias que se erravam sozinhos, graças ao malfeito alheio. Isso até hoje.
E sabe que talvez fosse resultado é de certo problema clínico de egolatria? Afinal, eu queria que os erros fossem sempre meus, só meus, nem encostem as mãos nos meus erros meus! Queria apenas para poder dizer que só eu teria a capacidade de concertá-los.Não gostava da idéia de repassar a minha culpa a mais ninguém, para que não ficasse dependendo de terceiros na minha própria redenção. Ainda penso assim. Não quero redentores que não sejam eu mesmo. Mas, nesse ponto, as fronteiras ficam tão rígidas quanto a Ponte de Amizade: até quando isso é tomar pra si os problemas e até quando isso é se achar capaz de resolver tudo? Qual a diferença entre o responsável e o super-homem?
Pois bem, meus amigos. Hoje quero deixar de lado minha pose de super-homem e compartilhar com vocês um pouco da culpa pelas merdas do universo. Peguem aí uma fatia também, tem pra todos. Há dias que dão errado, cara. Assim mesmo. As outras pessoas invadem o seu bom-mocismo, e você pode ser educado o quanto for, você pode até esboçar um bom coração de bijuteria. Não vai prestar. O dia acordou virado, os erros dos outros acumulam na soleira da porta, você sai de casa e tropeça. Vira na esquina e a estupidez alheia te rouba o dinheiro do mês. Chega no trabalho e a lentidão do resto da humanidade te pisa na boca. Abre os jornais e a ignorância sistematizada te distribui sopapos.

Nunca foi pessimista e nem estou sendo. Ainda acredito com força e com consciência nas próprias capacidades de mudar essa joça toda. Em nenhum momento cogitei passar para o time de lá: o time dos que jogam a culpa de tudo em todo o resto e vão desfilar como santos martirizados, esperando a crucificação e o posterior comes e bebes do happy hour. Mas de vez em quando dá no fundo da alma, convenhamos...
Hoje o dia correu todo bichado, e a culpa não foi minha. Foi do resto da humanidade. Foi do cara que me roubou na rua, foi das mães desses infelizes motorizados que não sabem conviver em grupo, que não têm um senso mínimo de educação, foi da mediocridade dos outros (da minha falo outro dia), da terrível e sufocante mediocridade dos outros,foi dos otários que cancelaram meu diploma, foi do resto. Mas e aí? O que eu posso fazer? Desfilar cheio de chagas e esperar a crucificação e o happy hour? Prefiro ir dormir. Tem dias que dão errado, tem outros que não. Quem sabe amanhã o dia não toma vergonha nessa cara cheia de minutos?

3 comentários:

  1. Adorei o texto, Zé! Que diferente, você escrever "tão" em primeira pessoa assim.. rsrsrs

    Tem dias que dão errado... Tem dias que dão certo.. E mais, acho que tem dias que dão nada! Quem sabe eu não filosofe sobre isso um dia no meu blog.. hehehe

    Zé, mas me revoltei? O que você tem com os capixabas???????????????? ¬¬

    Minha família é capixaba e às vezes eu me sinto muito mais capixaba do que goianiense.. De qual que é a sua, cara?????? >/

    bjussss

    ResponderExcluir
  2. Nossa...Ana Paula comentou exatamente o que eu ia dizer agora: Primeirissima pessoa é o ápice da atividade bloquística! Mas não é qquer primeira pessoa. Longe de ser qquer relatório diário esse texto foi fundo no nosso sentimento de instatisfação em relacao aos dias. Deu a impressão de você ter deitado no divã e começado a falar.. faça isso mais vezes,gostei!

    =***

    ResponderExcluir
  3. Cara, se o seu dia foi ruim acho que o nosso diploma ter se igualado a minha carteirinaha do Clube do Bocão na bolsa de valores profissional deve ter sido a cereja do bolo...O mundo consegue ser uma bela de uma merda de vez em quando...

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo