quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Um beija-flor e um amish – ou o problema em não se enxergar possibilidades


Sei que o tal beija-flor causou comoção geral na escolinha. O bicho ficou preso no telhado e eu fui chamado, por falta de pessoa mais capacitada, para resolver o problema. Acontece que a criaturinha não conseguia sair de lá por nada. Ela havia voado mais alto que o normal para sua espécie e agora não conseguia descer. Precisava apenas voar para baixo, para longe da quina do cômodo, mas por algum motivo obscuro não o fazia. Continuava indo para cima e batendo nas telhas. Rumava para a direita, para a esquerda, mas sempre para cima. Morreria de cansaço e burrice.

Não sei como terminou a história do beija-flor-jumento, empacado em sua própria incapacidade de mudar de rumo. Quando fui embora ele ainda estava lá, desesperado, com sua política de para o alto e avante, e que se danem as variantes . Aquilo me fez pensar muito sobre as pessoas e sua tendência a não enxergar possibilidades. Afinal, não há material mais maleável do que aquele do que a vida é feita, tal como não há criatura mais adaptável que o ser humano. O que ocorre, porém, é que a maioria das pessoas parece não perceber que a vida que leva não passa de uma série de possibilidades escolhidas, em detrimento de outras que foram descartadas. A tendência geral é pensar que a vida é assim como sempre foi e como deveria ser.

Ao que diga a revista Veja, nosso baluarte do discurso determinista beija-flor-jumento-encurralado. Em certa matéria sobre tecnologia, o jornalista nos apresenta um mundo futuro no qual tudo está conectado à Internet, de geladeiras a sapatos, passando por cachorros e cérebros humanos. Até aí tudo bem, a tecnologia realmente pode nos levar a isso. A coisa desanda mais à frente, quando a Revista diz mais ou menos o seguinte: não estamos falando de ficção, mas de uma realidade iminente para a qual devemos nos preparar e nos acostumar. Se pensarmos bem, essa afirmativa está muito próxima de uma mais antiga que dizia: “ Deus criou alguns homens para serem servos e outros para serem senhores. Contentem-se, irmãos.” Não é a mesma coisa?Cara, existem outras possibilidades. E não estou falando de se isolar em comunidades medievais e deixar a barba crescer, por que uma coisa é alternativa viável e inteligente, outra é ser um amish.

Gosto de pensar que tudo que eu considero “normal” não passa de uma das opções possíveis da normalidade. E que eu tenho um arcabouço psicológico e físico capaz de me adaptar a quase todas as outras opções, com maior ou menor sacrifício. Gosto de lembrar que existem pessoas por aí que vivem de forma completamente diferente da minha e que, fossem outras as circunstâncias, eu talvez considerasse ir de gôndola para o trabalho e envelhecer criando cabras como um objetivo invejável de vida. Há quem diga que pensar em todas as possibilidades seria desesperador, mas eu acho que não. Essa posição torna a vida menos vulnerável, mais coesa e robusta. Longe de mim a ultra-relativização e sua ilusão de ótica perniciosa. Mas, a partir do momento em que eu consigo determinar o que é circunstancial, posso procurar com mais acerto o que é eterno - o que não é possibilidade. Quero dizer, não vou mais afirmar, como muitas pessoas fazem, que, se eletricidade acabasse, o ser humano se extinguiria. Também não vou ficar perdido se um dia pararem de passar novelas na tv, ou se abolirem o natal, ou se as mulheres passarem a usar apenas cabelo curto. A gente se adapta.

3 comentários:

  1. Pensar fora da caixa (ou fora do telhado) é sempre uma coisa que se deve aprender. Provavelmente é sempre mais fácil aceitar um futuro inexorável vindo na sua direção feito um caminhão de betume dirigido pelo Ray Charles na contra-mão do que pensar que existem opções aí fora se você quiser e nada é o fim do mundo. Pode ser no máximo o fim do...sei lá...mundo como você está acostumado.

    ResponderExcluir
  2. tentei discutir sobre isso com uma pessoa esses dias, inspirada na nossa conversa. Ele não conseguiu nem pensar na possibilidade...

    ResponderExcluir
  3. Li não, hein. Quando fizer haikai juro que leio inteirinho. Hahaha

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo