segunda-feira, 29 de março de 2010

Não é sério




Eu vejo a comoção do caso Nardoni e me entristeço. A despeito do ocorrido, do crime, dos fatos, o que me desanima é saber que aquilo tudo não é sério. Que nada é sério. E as pessoas só se importam com o que pode ser transformado em espetáculo. Elas só se consternam ou se preocupam com o show, com o que é exagerado e fácil. As pessoas não são sérias. Vivem a desviar das questões essenciais, a achar difícil o que é importante, e a ocupar seu tempo e sua vida com assuntos pouco relevantes. O que é sério para elas é o que não importa: e estão aí a morrer pelo futebol, a discutir o BBB, a passar seus dias tentando encher o vazio com elogios e serpentina, com amores mínimos e paixões imensas. E o cansaço que se desprende de um mundo assim me derruba no chão. Um mundo que não é sério nem naquilo que apregoa seriedade; seus políticos são crianças brigando pela bola, seus profetas são vendedores de carros, seus sábios não sabem ser feliz, seus heróis são atores, seus deuses são servos e não senhores, seu amores são chantagistas e suas lágrimas, suas lágrimas... não sabem por que e nem por quem caem. Entristeço-me por ver que a morte de uma criança foi desonrada de tal maneira: com espetáculo, excesso e gozo. Com o mesmo desrespeito dos shows de horrores e dos programas de auditório dominical. E as pessoas, satisfeitas suas próprias carências, voltam para casa e dormem, pensando nas milhares de coisas sérias com que precisam ocupar o amanhã. Mas não é sério.

11 comentários:

  1. No meu trabalho fizeram um bolão pra acertar quantos anos de pena o casal pegaria.'nuff said.

    ResponderExcluir
  2. o pior pra mim é quem fica acompanhando todo o "show".

    ResponderExcluir
  3. É... programas que se dizem o "show da vida"...

    ResponderExcluir
  4. "e estão aí a morrer pelo futebol". Caro José, não ouse comparar o futebol a essas coisas pueris como o BBB. Futebol é muito maior do que tudo isso.

    Fora essa "bola fora" sua, o texto está sincero e vai no ponto certo dos nossos dias. Todo esse exibicionismo tá cansando mesmo.

    MAS FUTEBOL É VIDA PORRA!!!!!!


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Imagina que algumas estrelas, velhas e frias, estão cristalizando. O núcleo repleto de carbono cristaliza-se e forma diamante. Os homems ainda procuram tesouros bem debaixo dos pés e é por isso que sempre olham para o lado errado.
    Imagina!
    "Mas não é sério"
    Lívia

    ResponderExcluir
  6. Acho que depois dos telespectadores, a policia foi que mais se divertiu brincando de “detetive”, remontando o caso e dando entrevistas.

    ResponderExcluir
  7. vc descreveu exatamente o q senti vendo toda aquela aclamação popular...Não é sério!!!!

    ResponderExcluir
  8. gostei muito do seu texto :)
    sério!

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo