terça-feira, 16 de novembro de 2010

Três soluções para o problema de trânsito em Goiânia


Algumas pessoas já notaram o problema de trânsito de Goiânia. Não muitas,é claro. Pois bem, como ainda há tempo de sobra e as coisas não estão em estado crítico, proponho três soluções práticas, simples e fáceis que cortariam o mal pela raiz.

1. Abolir as calçadas

A calçada é retrógrada. Ela atrapalha o trânsito, reduz o fluxo, diminui as ruas. Possibilitam uma das atividades mais retrógradas e conservadoras que ainda resistem: andar. Num mundo de transportes velozes e modernos, andar significa voltar à Idade Média. É usar máquina de escrever ao invés do computador, é Internet discada. Sem calçadas, as ruas poderiam ser mais largas e os carros não precisariam se preocupar com esse entrave ao trânsito chamado pedestre.

2. Repovoar a cidade com suíços

As pesquisas são enfáticas. Está cientificamente comprovado que os todos os métodos realmente eficazes de extinguir o problema de trânsito entre os goianienses passam, impreterivelmente, por uma condição essencial: extinguir os goianienses. Eu proponho que se esvazie a cidade e a repovoe com suíços. Não será necessário modificações nas ruas e nem destruição de automóveis. Um suíço de verdade poderá ter três carros na garagem mas irá de bicicleta para o trabalho. É o tipo de pessoa que certamente um goianiense não agüentaria. Por isso os habitantes originais da cidade devem ser deslocados. E essa é a parte mais fácil do plano: espere um feriado e promova um show do Jorge e Mateus em Caldas Novas open bar e com a presença de ex-BBBs e pronto, a cidade se esvazia. O difícil mesmo será convencer os suíços a se mudarem.

3. Acrescente versículos anti-carro na Bíblia

Essa medida pode ter sucesso nos dias atuais, com a escalada vertiginosa das religiões protestantes. Contrate um grupo de pastores evangélicos especializados em traduções livres e leituras acrobáticas da Bíblia e faça disseminar a palavra. Há profissionais no mercado capazes de afirmar que, no sermão da montanha, Jesus estava, na verdade, exortando os fiéis a se tornarem atendentes de telemarketing. Então, por que não usar essa mesma, digamos, licença poética, para mostrar que na época de Jesus o transporte preferencial era a mula?

5 comentários:

  1. A gente superestima os suiços, Zé. Na verdade não passam de belorizontinos que falam 3 línguas. Mas acho que as releituras da bíblia são sempre uma solução prática.

    ResponderExcluir
  2. Fala que os carros são a favor do aborto. Pode funcionar.

    ResponderExcluir
  3. Jesus usava mula porque Dafra ninguém merece!

    ResponderExcluir
  4. Num desses dias vi vc andando à pé...Zé.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!

    Incrivelmente metade da minha cidade ainda não tem calçadas. Ficou mesmo com a sua fala de que calçada é muito retrógrada, muito internet discada pro gosto do Titio Siqueira e cia. Incrivelmente todas as grandes avenidas da cidade possuem 3 pistas para cada mão (fora os estacionamentos publicos que fazem evitar com que se estacione na terceira pista).
    Bem ou mal o véio está de volta, ele fez tudo e mais um pouco por aqui, espero que se lembre de fazer calçadas dessa vez.

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo