sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

breves conselhos éticos

Fale a verdade, para não correr o risco de ser tachado mentiroso. Se te tomam por um mentiroso, nunca darão crédito a nenhuma de suas palavras. Agora, se você falar a verdade, e os outros te tomarem por honesto, então qualquer palavra que disser será verdadeira. Poderá, assim, mentir a vontade.

Creia em Deus. Diminua a dívida que possui no banco de crédito moral dos homens. Poderá incidir em todas as vicissitudes da matéria sob o aval de um ente inimputável. Deus tornará a compra de um carro novo uma experiência de fé. Em nome de Deus, comprará carros, empresas, silicone para a esposa, emissoras de tv. Em nome de Deus poderá gritar, cantar aos berros, atrapalhar a vizinhança, quebrar as tolas leis dos homens. Em nome de Deus, poderá julgar os outros. Em nome de Deus, poderá matar.

Ajude o próximo, na medida de sua necessidade. Se o próximo for um mendigo, ajude-o com algumas moedas, se assim suprir sua necessidade de auto-purgação e distância da pobreza e da feiúra. Se o próximo for seu chefe, ajude-o com elogios desvairados e pequenos favores, para suprir sua necessidade de ascensão financeira. E aproveite o quanto puder da ambigüidade lingüística dos pronomes possessivos do português para sempre ajudar o próximo na medida de sua necessidade.

3 comentários:

  1. Sabe, esse texto diz coisas que as pessoas não querem ouvir/ler. Isso explica o "diga se foi". Foi ousado. Eu gosto.

    ResponderExcluir
  2. Mais um belo momento de moralidade relativa pra aterrorizar as nossas professoras da catequese.

    ResponderExcluir
  3. Hahahah Adorei a fala do João tb!

    Naaaa.... não vou ajudar esse não, vou ajudar o próximo! Heheheh adorei!

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo