terça-feira, 1 de julho de 2008

the fool on the hill


Seus olhos adestrados viram a estrutura onde eu só enxerguei a pele. Uma armação de papel e desejo, leve como as idéias mas firme como as convicções - a estrutura se desdobrava ante a sua percepção. Mas,para mim, não passava de corpos e diálogos, e direitos e cenários e política. Olhávamos ambos para a mesma cidade aos nossos pés. Do mesmo ponto alto que estávamos, eu do alto da minha soberba e você do alto da sua sabedoria.
Eu enxergava os carros e suas marcas, os novos e os velhos. Enxergava as moças nos outdoors, e as moças nas ruas, com as pernas de fora. Avistava os ternos dos homens e suas profissões, suas carteiras de identidade, seus relógios. Eu percebia bem onde começava o engarrafamento e terminava o horário comercial, os placares dos jogos de futebol, e os próximos capítulos da novela. Tudo me encantava, tudo me excitava. Os seios da atriz pornô expostos na banca de revista, sobre a cabeça das freiras que esperavam pelo ônibus. Os crucifixos nos colégios e o discurso pelo meio ambiente me emocionavam. Eu via os homens maus e os homens bons. Via as classes sociais em pugna eterna, aqueles que exploravam e os que eram explorados. Via os mendigos nas esquinas e os manequins nas lojas. Os biquínis nos desfiles, as bandas nos festivais.
Mas você não. Você enxergava nos carros a vaidade e a pressa, a insegurança e o desejo. Enxergava nos outdoors os pensamentos de massa, a ilusão, e nas ruas, passando de lá para cá, com suas pernas a mostra, você enxergava a esperança. Avistava as almas por baixo dos ternos, as mãos atrás dos relógios, o esforço por trás das carteiras. Percebia bem a vulnerabilidade em cada engarrafamento, e o artifício dentro das lojas. Percebia a fuga dos jogos de futebol e a libido das novelas. Tudo te assustava e te encantava. A cegueira das freiras, a velhice da jovem nua na capa da revista, o coração pequeno atrás dos seios. O peso impossível dos crucifixos arrastados pelo chão, a falta de norte dos que falavam pela massa. Você via o Bem e o Mal nos homens. Via as mesmas pessoas em classes sociais distintas, via os mesmos motivos entre os que exploravam e os que eram explorados. A mesma preguiça nos mendigos e nos manequins – a mesma miséria. As mesmas imagens em biquínis e nos festivais.
E a tudo você chamou de mundo e me perguntou: você conhece o mundo? Ao que eu respondi, prontamente: conheço. Assim, apontei para a pele de todas as coisas e chamei de universo, e aos vultos chamei de seres humanos. Mas você nada disse. Seus olhos haviam sido fisgados por um grupo de crianças que saíam da escola em algazarra. E neles, você vislumbrou a máquina do universo.

3 comentários:

  1. "você conhece o mundo?"
    como podemos conhecer o mundo sem antes decifrar o enigma que é nos conhecer?

    ResponderExcluir
  2. Bonito é apelido. Poético e perspicaz é pleonasmo.

    Mas meu lado feminista só quer saber porque as mulheres do seu texto são reduzidas a pernas, seios e hábitos de freira, Seu José!! Huahuhaua!

    Blog novo, linkado! Novo pra mim, pelomenos!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto!
    Eu sei que vc não vai gostar desse comentário, mas... vc me conhece, então é isso mesmo.
    Mas é verdade, adorei o texto.

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo