quarta-feira, 27 de maio de 2009

Desculpa, é desabafo. Desconsidere.

Goiana morre pisoteada em festa de rodeio de Jaguariúna, em São Paulo. Eu me pergunto o que as vacas e bois do rodeio pensaram a respeito dessa notícia. Não, não é uma piada de mau gosto, nem é uma tentativa frustrada de humor negro. O assunto é sério e triste. Há várias formas bárbaras de se morrer, mas ser pisoteado é algo revoltante, foge a qualquer bom senso. Sabe o que significa? Significa cair no meio de seres humanos que, em um momento, não se entendem como tal, mas como uma manada de bichos. Gente que se aprontou, que botou salto alto, que passou perfume, para agir como gnus. É ser assassinado pela ignorância alheia, pela brutalidade de homens, mulheres, crianças, adolescentes, pelo pensamento de massa, pelo instinto. Todo assassinato é um desrespeito, é desumano, mas ser pisoteado – e eu considero isso assassinato – é uma afronta à inteligência humana, aos mais mínimos dos nossos valores éticos. O instinto de sobrevivência nos cega e nos faz agir como manada. Funciona assim quando um grupo de pessoas está preso em algum lugar sob risco iminente. Um incêndio, um desabamento, um ataque surpresa, coisas assim geram levantes de seres humanos, capazes de passar por cima de qualquer coisa. Mas um show? Denegrir dessa maneira a honra e a civilização, rebaixar-se a um estado instintivo por causa de um entretenimento passageiro? Por umas horas de diversão que serão esquecidas nas próximas semanas? Pobres meninas que morreram pisoteadas... Tiveram que servir de mártir da ignorância humana. Mártires que ninguém considera, pois a ignorância não nos deixa aprender com nossos erros.

6 comentários:

  1. Zé, anima ir à pecu hj à noite???
    rsrs...brincadeirinha...

    Ótima reflexão! É a segunda parte do texto que vc fez no ano passado, na época da pecuária? Teve não teve? Ou eu sonhei?
    ;)

    ResponderExcluir
  2. O que dizer: uma bela reflexão de algo muito triste.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da declaração que um dos "sobreviventes" deu a algum telejornal: "eu vi o pessoal correndo, a menina caindo, mas aí era eu ou ela, né? ou eu ajudava a menina ou me salvava..."

    E claro, sorriu pra câmera.

    ResponderExcluir
  4. nossaa....eu me revolto muito com isso q aconteceu. e seu texto mostrou bem o q eu tb penso..
    morrer pisoteada??? que morte é essa??? é pior que afogamento, carbonizaçao....(que eram os tops na minha lista de piores) .me arrepio de pensar. e o pior é pensar `o que eu faria se estivesse lá?`

    ResponderExcluir
  5. aff. ¬¬

    sempre detestei aglomerações de pessoas por causa disso. bando de animais.

    *revoltante*

    ResponderExcluir
  6. pareto instance chinese thrissur suppress cant obstacle human fatty topmost formterms
    semelokertes marchimundui

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo