quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Saciedade



em resposta ao victor


Mas afinal, de quantos quereres pode ser o seu querer? Esse que não sacia senão às mancheias da imaginação.Como dizê-lo em um só, para poder anotá-lo num livro, num verbete em itálico de poucas linhas? Eu quero a vida, eu quero a morte, eu quero deus, eu quero grana. Eu quero uma garota, eu quero todas as garotas. Eu quero, pois afinal, o que é um homem que nada quer? Um que passe pela vida e responda: “não, obrigado. Estou só dando uma olhada”.

Quantos quereres há no mundo, mas quantos realmente são verdadeiros? Quantos poderão desafiar o tempo, vencer seu teste, e manter-se ali, incrustado em nós, ao longo da vida? E quantos apenas passarão. Tanto quis algo que hoje nem importa. E trago tão desleixado tudo o que antes me era caro. Por que o querer desaparece depois de conquistado? Aí parece estar o segredo; tudo que é finito é ilusório. Só existe o que é infinito. E se assim se entende, ou se assim se aceita, percebe-se: há aqui apenas um querer. O maior desejo de todos, aquele que não se sacia, é o de um dia se sentar à sombra de si mesmo, com as mãos vazias sobre o peito e poder dizer: pronto, estou satisfeito.

3 comentários:

  1. E Zé retorna em chamas do seu hiato criativo.

    (agora estou cantarolando "the zé is on fire", em ritmo de kings of leon. quintas-feiras me fazem mal...)

    ResponderExcluir
  2. o querer é o que motiva a busca. e o que fazer a esse respeito?

    ResponderExcluir
  3. Dizem que o que motiva o ser é o querer, com o que consinto. E ninguém diz quantos quereres (ou quais) formam um ser motivado na medida, que não queira demais, nem de menos. E também não se diz muito que você deva querer na medida. O querer sempre mais é a regra. E tentam nos dizer para termos nossos próprios quereres, e tentam nos ensinar como transformá-los em ações. Que me perdoem os que gostam desse tipo de escrita, mas para isso servem os manuais de autoajuda. Mas sabe, no fim das contas, o que se vê é um conjunto de seres com um monte de quereres idênticos, e todos sem rumo.
    Se quer saber, esse texto foi bem forte. Gostei demais.

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo