sábado, 19 de fevereiro de 2011

Músicas para acordeão e guitarra


Poucas obras artísticas me causam mais alegria festiva que uma boa música para acordeão e guitarra. Infelizmente, esse tipo de música consta dentre as espécies sonoras mais injustamente subestimadas e desconhecidas, já que existe grande dificuldade em perceber as potencialidades da combinação entre a rebeldia hormonal da guitarra e a brejeirice sem dentes do acordeão. Tenho esperança de que, com esse post, os estreitos horizontes dos leitores possam ser alargados e, quiçá, abra-se o precedente para a entrada de outras combinações extremamente fecundas na música, como o punk com cuíca, a salsa com rabeca, e o tema da guerra do Kosovo nas letras de música sertaneja

Groden – Little Duck

A música começa com a jovialidade MTV de um estúdio pop, uma guitarra gritante e baterias empolgadas, até que um careca de bermudas grita algo como “ugaa!”, outro indivíduo com cara de hussardo das estepes enfeza na sanfona e tudo se torna bizarramente absurdo. Enquanto o careca de bermudas se move no melhor estilo rapper-pai-de-santo, com seu microfone dotado de rabo, seus sósias carecas não sabem se se portam como punks ou se dão as mãos e dançam em roda como camponeses russos. O resultado é muito divertido, demonstrando uma das virtudes do acordeão: transformar qualquer apresentação em uma festa junina.

Fiddler´s Green – Irish Air

Fiddler´s Green é uma banda de alemães que toca música folk irlandesa. Só esse fato já dispensaria muitas explicações, mas não posso deixar de comentar essa pérola das músicas para acordeão e guitarra. O clima Arraial Hell´s Angels é absurdamente dançante, o acordeão dá um show de brejeirice adorável, com destaque para o refrão que remete a motoqueiros barbudos se abraçando e girando, enquanto suas canecas de whisky transbordam. Impossível ficar triste ou manter alguma decência de postura no refrão.

3 comentários:

  1. Assim que chegar em casa terei que testemunhar esses grandes momentos musicais, realmente a combinação acordeão e guitarra parece cheia de potencial.

    ResponderExcluir
  2. Cara, parece estimulante. Tentarei assistir em breve.

    P.S: Que orgulho, você aprendeu a linkar!

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo