terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quinze de agosto



Fiquei velho, não cresci. Vinte pequenas tias e mil pequenos primos derramam guaraná na varanda, entre balões; e eu fui embora sem saber. Para mim, essa ainda era minha cama, e esse ainda era meu quarto – às vezes tenho a impressão de nunca estar em lugar nenhum. Por capricho, ficarei velho até morrer. Se alguma vez voei, nunca mais desci. Se peguei o trem errado, pelo menos era a hora certa; e ainda estou chegando. Apostei no cavalo manco, torci pelo time dos casados, fiz a arriscadíssima jogada do tzar Valentino, com o bispo na quinta casa e a rainha dormindo com o dois peões na torre. Hoje em dia, na verdade, ninguém mais morre de velhice. Ninguém mais tem tempo para gastar a vida até o fim. E há, pelo menos, uma vantagem em ser pequeno: é mais fácil desaparecer. Nunca tive que pensar num plano de fuga, nunca quis fazer uma lista básica de precisão. Mas fui embora sem saber, e agora, vejam o que esqueci: meu violão.

4 comentários:

  1. Novamente não consegui ver o vídeo enquanto lia o texto, mas uma coisa que sempre me deixa perturbado contigo é como você usa o som das palavras. Sério, essa coisa de prosa poética é absolutamente foda de ser feita e você faz parecer simples

    ResponderExcluir
  2. Eu ia selecionar uma parte que gostei mais e repetir, mas gostei de muito de muitas! Depois de muito pensar escolhi uma:
    "Se peguei o trem errado, pelo menos era a hora certa; e ainda estou chegando."

    ResponderExcluir
  3. seu violão não para de tocar sozinho uma guarânia da saudade. vou mandá-lo via jegue manco, que é pra não sobrar corda.

    ResponderExcluir
  4. Olá José Eduardo tudo bem? Espero que sim. Li seu livro de poesia Poema Mudo e gostei muito. trabalho em uma biblioteca e passei o seu livro para vários alunos lerem e gostaram também. Então tenho feito um trabalho de levar para a escola autores goianos como Geraldo Pereira que já esteve conosco, Nita Mota, entre outros, valorizando assim nossos autores. Por favor
    gostaria de contar com sua presença em nossa escola em data e horário marcar conforme a sua disposição.
    Aguardamos logo seu contato pelo fone: 3208-8111 falar com Antonieta à noite ou coordenadora Luísa Helena pela manhã.
    Muito obrigada até logo
    Antonieta.

    ResponderExcluir

pode falar, eu não estou ouvindo